6

ADULTOS | Como tirar a Driver’s License nos EUA em 4 Passos

Carteira de Motorista

Driver’s License da Pensilvânia

“Tirar a Driver’s License nos EUA é muito tranquilo!” É o que ouço o tempo todo.

Na minha opinião, nós brasileiros temos esta impressão por causa da imensa burocracia do Brasil. Quando chegamos num país que é bem menos burocrático, nos sentimos no paraíso.

Na verdade, tirar a carteira de motorista por aqui é um processo simples, sim, mas exigente e muito bem elaborado para garantir a segurança nas estradas. Então é tranquilo, sim, para quem está preparado.

Hoje vou falar especificamente sobre o processo para adultos que, como eu, chegam aqui já sabendo dirigir, mas precisando adquirir a carteira de habilitação americana.

[Os detalhes do processo para adolescentes, eu falo neste Post.]

As exigências podem variar um pouco de acordo com o estado, mas o passo-a-passo é basicamente o mesmo:

#1. Apresentação de Documentos

#2. Exame de Vista

#3. Teste Teórico

#4. Teste Prático

Vídeo


Veja o que o Luis Miranda fala sobre o processo na Flórida.

Video sobre como tirar habilitação nos EUA

Clique na Imagem para assistir o vídeo.

Alguns Comentários

(vamos um pouco mais a fundo…)


* Ele fala em 1 comprovante de endereço. Este é um dos pontos que pode variar de estado para estado.
Na Pensilvânia e na Geórgia, por exemplo, são exigidos 2 comprovantes, sendo que 1 pode ser uma correspondência em nome do candidato.

* A disponibilidade do Teste Teórico em espanhol, e em outras línguas, varia também de acordo com a localidade. Aqui na Geórgia são 11 idiomas além do inglês. Mas acredito que o espanhol seja disponibilizado em todos os lugares já que a população que fala este idioma por aqui é enorme!

* Concordo completamente com a observação feita aos 2:24 sobre o “respeito pela sociedade, pelas pessoas…” que há aqui. O foco é no que é melhor para a população.  Dá gosto de ver (e viver) assim!

* Os valores também variam, mas são mesmo muito em conta (como ele disse: menos de $50.00).

* A carteira serve sim, “para abrir conta em banco, escola” porque é reconhecida como um documento de IDENTIFICAÇÃO, assim como a CNH no Brasil.

Só que como é estadual (a dele, por exemplo, é da Flórida), se você se mudar, terá que transferir para o novo estado. Se estiver na validade, não precisará fazer novos testes, apenas o exame de vista, apresentar os documentos (incluindo comprovante do novo endereço) e pagar a taxa (que é mais baixa que a de emissão de nova Driver’s), algo como $10.00 – $15.00.

Mesmo que você vá tirar a carteira de motorista em outro estado, sugiro ver como é o processo que vou descrever à seguir, pois vai servir de base.

Depois você pode pesquisar no Google e pegar as informações específicas do DDS do seu estado (em inglês).

Mas antes de continuar, vamos ver se você sabe a resposta para uma pergunta básica:

Pergunta sobre dirigir de chinelo nos EUA

RESPOSTA: Não, aqui nos Estados Unidos não há uma lei que estabeleça uma proibição à qualquer tipo de calçado. Dirigir DESCALÇO, inclusive, também pode, contanto que você não cause um acidente nem viole alguma outra lei de trânsito.

Para não correr o risco de quebrar uma lei e ser multado, veja outras diferenças entre a legislação de trânsito do Brasil e dos EUA neste POST.

Voltando aos passos para tirar a Driver’s License…

Como é na Georgia


Aqui a Carteira de Motorista para adultos, em veículos não comerciais, é a do TIPO C (Class C Driver’s License). Esta é a minha, do meu marido e da maioria das pessoas que conheço.

O Custo é $32.00, e a Validade é de 8 anos.

A idade mínima para este tipo de carteira é 18 anos. Com 15 anos o adolescente já pode começar a dirigir com a Permit, para aprender a prática. Mas este é um outro processo, que veremos num próximo Post.

IMPORTANTE: Quem não tiver status de residente legal NÃO pode tirar Driver’s License na Georgia.

Carteira de motorista só para quem é residente legal

Fonte: DDS Geórgia (https://dds.georgia.gov/)

O Passo-a-Passo

#1 – Apresentação de Documentos

Você pode simplesmente se dirigir ao Customer Service do Georgia Department of Driver Service (DDS) mais próximo de você, com os documentos que vou listar à seguir.

Ou pode fazer como eu: preencher um formulário online com todas as informações solicitadas e levar os documentos originais ao DDS.

A diferença é que no primeiro caso, você terá que preencher o formulário lá, levando mais tempo para o real atendimento.

Botão para preencher formulário online

Acesso o site https://dds.georgia.gov/online… e clique no botão “Skip a Step! For Better Service” (veja imagem acima) para iniciar o preenchimento do formulário.

Documentos necessários:

  • Identificação (passaporte)
  • Documento de Imigração
  • Social Security (para quem tem permissão de trabalhar nos EUA) ou o Form SSAL676, emitido pela Social Security Administration (no caso de não ter permissão de trabalho).
  • 2 comprovantes de endereço de fontes diferentes, emitidos há no máximo 2 anos. => não digitei errado, não, são 2 anos mesmo! No Brasil exigem, se não me engano, comprovantes de até 3 meses…
    Podem ser Conta de energia, água, gás, internet, TV a cabo, celular, telefone, extrato de banco, cartão de crédito, contrato de aluguel ou propriedade do imóvel, correspondência entregue em sua residência pelos correios, entre outros.

#2 – Exame de Vista (Vision Exame)

Exame de Vista para drivers licenseO exame é feito lá mesmo no DDS, com o mesmo atendente que verifica a documentação. Você tem que encostar o rosto num aparelho parecido com óculos de mergulho (ou aqueles Virtual Reality Headseats) e ler algumas letras / números.

O mínimo requerido é 20/60 em cada olho, com ou sem lentes, e um campo de visão de pelo menos 140o.

Se a pessoa for reprovada neste teste, terá que ir a um oftalmologista ou optometrista que fará um exame mais detalhado e preencherá o formulário DS-274.

#3 – Teste Teórico

Ouvi dizer que há estados em que este teste pode ser feito online, em casa. Mas aqui é presencial, no computador do DDS (Department of Driver Service).

E é dividido em 2 partes, em sequência. Cada uma tem 20 questões e o candidato tem que acertar pelo menos 15 em cada. Fazendo as contas, tem que tirar uma média 7,5 para passar. Nada mal!

Estude para ambas pelo Driver Manual e simule o teste teórico no Website até se sentir seguro para fazer o teste real. Custo ZERO por este manual e simulador.

Parte I: Regras (Road Rules Test)

São perguntas sobre Responsabilidade ao Dirigir, Conhecimento das Leis e Práticas de Direção Segura.

Além do inglês esta parte é disponibilizada também em Espanhol, Japonês, Francês, Alemão, Hindi, Coreano, Russo, Turco, Árabe, Chinês e Vietnamita.

Português ainda não.

Parte II: Sinalizações (Road Signs Test)

Placa de "stop"

São perguntas sobre o Significado da sinalização usada nas estradas, sendo necessário identificar certos sinais, placas e marcações.

Esta parte do teste só é feita em inglês, pois eles consideram que todos os motoristas devem ter a habilidade de ler e entender o inglês básico utilizado em placas e sinalizações de trânsito.

 

#4 – Teste Prático (Road Skill Test)

Este teste também só é aplicado em inglês.

E como falado no vídeo lá no início, o teste prático pode ser feito em qualquer carro (o seu próprio), contanto que:

  • esteja coberto por SEGURO (será necessário apresentar o cartão do seguro, na validade),
  • passe por uma INSPEÇÃO DE SEGURANÇA.
  • se o carro não estiver equipado com sinaleira, você terá que demonstrar que conhece os SINAIS MANUAIS para sinalizar conversão à direita e à esquerda,
  • o REGISTRO e o TAG (placa de licenciamento) têm que estar válidos. Serão verificados na hora.

Placa de Carro

 

Autoescolas:

Se você se sentir mais seguro tomando aulas de direção antes de fazer os testes, tenha acesso à lista de escolas autorizadas no estado da Geórgia AQUI.

Algumas delas são autorizadas a APLICAR o teste prático. Minha primeira Driver’s License foi tirada na Pensilvânia. Como, na época, a fila para o exame prático no Departamento de Trânsito de lá estava gigante, fiz o teste em uma autoescola deste tipo. A lista destas escolas na Geórgia está AQUI.

Agendamento do Teste no DDS:

Basta ligar para (678) 413-8400, digitar opção 5 e opção 1.

O horário de atendimento é de 2a a 6a, das 07:00am às 12:30pm, e da 01:00pm às 5:15pm.

CalendárioNote que:

* Pode-se agendar uma data com até 120 dias de antecedência

* Mas é possível, dependendo da época do ano, que haja disponibilidade até no mesmo dia. Em algumas épocas tem que se esperar bem mais. Ligue para verificar.

* Os horários dos testes são geralmente em horário comercial.

* É necessário atingir pelo menos 75% da pontuação máxima. Ao final, se você quiser, pode pedir para olhar a avaliação e os pontos obtidos / descontados.

O que é avaliado:

Você será testado em todos – ou parte – dos seguintes pontos (baliza é um que depende de estado para estado, na GA é testado):

  • Baliza: tem que parar entre cones, deixando um espaço de até 45cm aprox. (18 inches)
  • Dar a ré por uma distância de aprox. 15m (50 feet), de forma devagar, reta e suave.
    Atenção: Você tem que girar e olhar para trás o tempo todo.
  • Paradas em placas e sinais de trânsito.
  • Turnabouts: fazer um retorno em um espaço estreito usando 2, 3 ou 5 pontos de retorno.
    Para facilitar o entendimento, dá uma olhada neste vídeo de como fazer um 3-point turn:
Vídeo sobre como fazer um 3-Point Turn

Clique na Imagem para assistir o vídeo.

  • Se o carro for manual, você deve ser capaz de passar a marcha de forma suave e corretamente.
  • Aproximação de esquinas.
  • Cedendo a vez: pedestres, automóveis, bicicletas ou qualquer outro que chegue antes de você à interseção, tem prioridade.
  • Conversão: antes de virar, sempre tenha o cuidado de ir para a faixa apropriada e sinalize à uma distância adequada. Não deixe para fazer isso em cima da hora.
  • Ultrapassagem: sempre olhe à frente e para trás para ter certeza de que poderá ultrapassar sem interferir no curso de outros. Aqui eles esperam que você gire o pescoço e olhe sobre os ombros para fazer esta verificação (do mesmo jeito que é mostrado no vídeo acima).
  • Andando atrás: não dirija muito próximo de outros carros.
  • Postura: sempre mantenha as duas mãos na direção, nada de cotovelo na janela e nem puxar conversa com o examinador.

Reprovado?

Respire fundo, veja quais foram sua falhas e estude e/ou pratique mais.

Após a primeira reprovação, deve-se esperar 1 dia para poder realizar o teste novamente.

No caso de novas reprovações, serão necessários 7 dias passarem para uma nova tentativa.

Agora, se durante o teste, você cometer alguma infração de trânsito ou se envolver em algum acidente, terá que aguardar 30 dias.

Cada novo teste tem que ser agendado e a taxa paga. Não há reembolsos.

Aprovado?

Aprovado em teste de direção

Parabéns!

Se o teste for feito numa daquelas escolas autorizadas, você sai com um protocolo assinado que lhe dá todo o direito de dirigir normalmente (foi o que aconteceu comigo).

Agora se o teste for no DDS, você já sai de lá com a Carteira Provisória que também vai lhe permitir dirigir sem problemas, e serve de identidade.

A definitiva chegará alguns dias depois, por correio, em sua casa (a minha demorou entre 1 e 2 semanas) .

E por que esta “demora”? É tudo uma questão de segurança. Antes de emitirem a definitiva, fazem uma checagem da identidade da pessoa, via reconhecimento facial e comparação com uma base de dados enorme. Tem que ter muito cuidado mesmo, afinal de contas, com a Driver’s License uma pessoa pode fazer muita coisa por aqui!

**

Gostou das informações? Quer ficar sabendo sempre que eu postar alguma novidade? Curta a minha Página no Facebook (no final desta página ou no canto superior direito) que você será avisado sempre em primeira mão.

Mas não vamos parar por aqui, vamos continuar o papo. Ficou com alguma dúvida ou teve alguma experiência em outro estado dos país? Compartilhe mais aí embaixo, nos Comentários.

Vamos ajudar mais pessoas a Viverem o Sonho Americano da melhor forma possível!

Abraços,

Assinatura Eliane

Eliane Lima

6 Comments

  1. Impressionante como seus posts são detalhados e super bem elaborados. Nota-se como você pesquisa a fundo cada detalhe para passar informações seguras e precisas. Parabéns e obrigado por esclarecer de forma simples e detalhada sobre o tema.

    • Obrigada!
      Espero que este post possa ajudar os adultos que, como eu, se mudaram para os EUA e tiveram que passar por todo o processo de tirar carteira de motorista de novo.
      Em breve vou falar como é o passo-a-passo para adolescentes tirarem a habilitação americana. Além dos 4 passos citados neste post, tem detalhes pensados para garantir mais segurança nas ruas do país. Vale a pena conferir!

    • Hey, Kevin!
      Thanks for stopping by.

      With this post, I hope I can help people from all over (not just Brazilians) once they move to the US, and need to get their Driver’s License.

      It’s easy and quick as long as you have the correct directions as to which documents are required, how are the road sign and skill tests, and the vision exam.

      All the best,
      Eliane

  2. Olá Eliane!
    O teu post está muito bem escrito e explica tudo direitinho para quem quer tirar carteira de motorista (ou carta de condução, como se diz aqui em Portugal). É mesmo muito bom ter um website que nos ajude a perceber as burocracias nos países para os quais emigramos. Eu estive a viver na Holanda três anos e bem que gostava que tivesse havido um site em Português que me explicasse tudo o que tinha que fazer. Mas não encontrei, o que fez todo o processo mais complicado. Daí que acho o seu post muito relevante e todo o seu website também!
    Desejo-lhe muito sucesso e um bom final de semana!
    Mia

    • Olá, Mia!
      Obrigada pelo comentário.
      Imagino que ter emigrado para a Holanda tenha sido uma experiência muito rica, repleta de descobertas!
      Aqui nos EUA tem sido assim para toda a família. Ainda que brasileiros, de modo geral, tenham muito contato com a cultura americana através de filmes e viagens, o dia-a-dia de quem vive aqui tem sempre muitas novidades.
      Desde mobiliar a casa nova e comprar novos utensílios para a cozinha a descobrir diferenças nas leis, como por exemplo: com que idade podemos deixar os filhos sozinhos em casa.
      Acredito que quanto mais soubermos sobre o novo país melhor para uma adaptação tranquila. Por isso, vou sempre postar novas informações e dicas.
      Abraços,
      Eliane

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *