13

Driving Permit: Carteira de Motorista para Adolescentes nos EUA | Passo-a-Passo

 

Driving Permit

Se ainda morássemos no Brasil, meus filhos teriam que esperar até completar 18 anos para fazer auto-escola e tirar a carteira de motorista. Mas aqui nos EUA, o processo acontece muito antes e, é claro, eles estavam super ansiosos.

Eu não conhecia quase nada do processo e tinha muitas dúvidas sobre com eles iram tirar a Driving Permit (ou Carteira de Motorista para Adolescentes nos EUA).

Assim, fiz muitas pesquisas e compilei com as nossas próprias experiências. Nas próximas linhas, você vai ler sobre todo o caminho que um adolescente aqui nos Estados Unidos tem que percorrer até receber sua habilitação definitiva, começando com a chamada “Driving Permit”.

Como moramos na Geórgia, as informações são baseadas na realidade daqui. Há sim, diferenças de um estado para outro, mas algumas dicas que passarei – inclusive sobre a possibilidade de receber um Crédito no Imposto de Renda e Descontos no seu Seguro – podem lhe ajudar.

Então, sugiro continuar a leitura! 🙂

Aqui na Geórgia, com 15 anos já se pode iniciar o processo, que é bem mais longo do que o de um adulto que queira tirar a Driver’s License.

Passo #1 – Tirar a Learner’s Permit (Instructional Permit)


Esta carteira, classificada como Classe CP, é uma permissão para APRENDIZADO na PRÁTICA, e tem VALIDADE de 2 anos.

Você a obtém no DDS (Department of Driver Services) mais perto.

Pesquise no Google:

DDS <estado em que você mora>

Algumas CONDIÇÕES tem que ser atendidas

  • Você tem que ter pelo menos 15 anos de idade.
  • Se você tiver menos de 18 anos: é obrigatória a assinatura de um dos pais, responsável ou instrutor da “autoescola”(Driver Training Instructor)
  • Você tem que estar com status legal no Estados Unidos. 

[Se você mora em outro estado, pesquise sobre esta última exigência, pois pode ser diferente]

Apresente os Documentos Necessários (todos em inglês)

  • Identificação (Passaporte, Identidade Americana são exemplos válidos)
  • 1 x Comprovante de Endereço (pode ser a Driver’s Licence ou ID do seu pai / mãe que esteja acompanhando você, ou um histórico escolar / boletim em que constem seu nome e endereço)
  • Social Security (veja mais detalhes neste POST.)
  • Prova de cidadania ou Comprovante de que você está legal nos Estados Unidos (seu visto, green card etc)
  • Formulário DS-1 que você obtém na sua escola (assinado e reconhecido por eles). Cuidado porque este documento tem validade de 1 mês, então não vá perder o prazo!
  • Se você for menor de 18 anos e não estiver matriculado na escola, tem que apresentar diploma da High School ou comprovação de que está cursando ou completou um programa GED (General Education Diploma, para os que abandonaram a High School antes de se formar).

Pague a Taxa

São $10.00, que lhe dão o direito de fazer os testes esta vez. Se não passar, terá que pagar nova taxa na próxima tentativa.

Portanto, NÃO há reembolso.

Sorria para a Foto!

Procure arrumar o cabelo, passar batom (se for o caso), etc etc, antes de ser chamado ao guichê, e capriche no sorriso.

Muitas vezes, o atendente não deixa você ver como ficou e nem permite tirar uma nova foto. Por isso, se não quiser ficar escondendo a carteira durante todo o próximo ano, por causa da foto, faça seu melhor logo na primeira tentativa.

Se não ficar bacana, só tenho uma sugestão: aproveite para dar boas gargalhadas! 🙂

Passe no Exame de Visão (Vision Exam)

É super simples e igual ao processo explicado no Post “ADULTOS | Como Tirar a Driver’s License nos EUA em 4 Passos

Seja aprovado no Teste Teórico (Knowledge Exam) 

É dividido em 2 partes: Regras (Road Rules Test) e Sinalizações (Road Sign Test).

Também é igual ao dos adultos. Veja mais detalhes no POST

Eu gravei um vídeo rapidinho sobre como você pode se preparar para este Teste.

Clique na Imagem e veja:

Fez o Teste e foi Aprovado?

Parabéns! Você já vai sair com a Permit em mãos.

Lembretes Importantes:

  1. Você só pode dirigir um carro quando estiver acompanhado por uma pessoa que tenha 21 anos ou mais, que tenha uma Driver License tipo C válida, e que esteja sentada ao seu lado (não pode estar no banco traseiro).
  2. A Permit também serve de identidade, então sugiro deixá-la sempre na carteira.

E agora? O que fazer?

Independente da sua idade, a ordem agora é APRENDER!

Mas se você tem 17 anos ou mais, pode pular para o Passo #3.

Passo #2 – Passar num Driver Education Course


Se você tem menos de 17 anos, você tem que passar por um curso educativo que tem o objetivo de atender algumas das exigências da Joshua’s Law (uma lei aprovada em 2005).

Ela basicamente tem o objetivo de preparar melhor os condutores adolescentes e reduzir os acidentes em que estejam envolvidos.

São exigidas 30 horas de aprendizado teórico e, pelo menos, 6 horas de aulas práticas.

Existem 4 POSSIBILIDADES para você atender estas exigências:

  • Em uma Escola Pública: 30 horas de aulas teóricas, em sala de aula (online ou com instrutores) + 6 horas de aulas práticas (você ainda vai precisar passar pelo Treinamento Prático do Passo# 3, mais abaixo).
  • Em uma Escola Pública: 30 horas de aulas teóricas, em sala de aula (online ou com instrutores) + o Treinamento Prático do Passo #3, mais abaixo.
  • Em Cursos Particulares Credenciados: 30 horas de aulas teóricas (Curso Online) +  6 horas de aulas práticas  (você ainda vai precisar passar pelo Treinamento Prático do Passo# 3, mais abaixo).
  • Via Cursos Online Autorizados: 30 horas de aulas teóricas + o Treinamento Prático do Passo #3, mais abaixo.

Decida qual formato você quer seguir, e escolha uma das Escolas / Cursos credenciados aqui nesta LISTA.

Possibilidade de Receber Crédito no IR

Concluiu o curso? Então, vamos em frente!

Passo #3 – Obter Prática em Direção


Aqui são exigidas, pelo menos, 40 horas de prática com supervisão, sendo 6 horas à noite.

Diferente do Brasil, não é obrigatório contratar uma autoescola para isso, embora seja possível. Veja as Escolas, deste tipo, credenciadas pelo DDS nesta LISTA.

A outra opção é que seus próprios pais, guardiões ou responsáveis, façam a supervisão deste seu aprendizado e prática.

Apesar daqui ser bem menos estressante, já que a maioria dos carros tem transmissão automática, aconselho que procure a ajuda de quem for mais calmo na sua casa. Você quer ficar o mais tranquilo possível para poder rodar pelas ruas concentrado nas técnicas e leis, e não se preocupando se vai receber uma bronca pelo primeiro erro que cometer.

Aliás, este é outro aspecto: você VAI cometer algum erro. Faz parte do aprendizado. Então, tenha humildade! Mesmo que você já tenha segurança e confiança na sua forma de dirigir, ouça a pessoa que está lhe orientando. Afinal, ela tem mais experiência.

E outra coisa:

Por lei, seja um dos seus pais, responsável ou instrutor da escola, ele/ela tem autoridade para solicitar o cancelamento da sua carteira, à qualquer momento, antes que você complete os 18 anos, se perceberem que você não está agindo com responsabilidade e cuidados necessários atrás da direção.

Portanto, cuidado! O assunto é sério mesmo.

Guia oficial do DDS Georgia

O DDS disponibiliza um guia, organizado em 40 sessões, super detalhado com os vários pontos a serem treinados nas 40 horas práticas de direção.

Você pode baixar ele AQUI.

Achei muito bacana porque facilita muito para nós, pais, para sabermos o que treinar com vocês e ficarmos tranquilos de que estarão bem preparados, não só para o teste, mas também – e principalmente – para o dia-a-dia pelo resto de suas vidas.

Nós fizemos isso com nossa filha e aprovamos.

Aliás, uma dica que usamos, e quero sugerir, são uns imãs com o texto “STUDENT DRIVER” para grudar no carro. Nós usamos nas portas laterais e na traseira sempre que íamos sair para os treinos.

Clique na Imagem para mais detalhes.

Existem algumas versões em adesivos, em vez de imãs, mas aí você não tem a praticidade de usar APENAS quando necessário. Tem que deixar grudado no carro, um dia após o outro, até que não seja mais necessário definitivamente.

Essa sinalização NÃO é obrigatória, mas achamos muito bem-vinda porque trazia tranquilidade para nós, já que os outros motoristas estavam avisados que ali no carro estava alguém que ainda não dominava totalmente as técnicas. Eles mantinham mais distância e pareciam ter mais paciência também.

Em paralelo, você pode ir providenciando o…

Passo #4 – Obter o Certificado ADAP ou eADAP


O “Alcohol and Drug Awareness Program” foi criado para fornecer estratégias para adolescentes se prevenirem contra as drogas e álcool, além de orientar sobre as responsabilidades envolvidas, incluindo o caso de uma direção segura.

A apresentação do certificado de conclusão deste programa é obrigatória para obter a carteira de motorista Class D (próximo passo aqui na lista).

Então, se você estuda em casa (Home Schooling) ou não pôde participar do curso ADAP em sua escola, você pode cursar a versão online (eADAP), a qualquer hora.

Basta acessar o LINK.

Possibilidade de Desconto no Seguro

Fale para eles acessarem o Curso através deste LINK.

Passo #5 – Exame de Direção para Driver’s License Class D


Com 16 – 17 anos, após completar os 4 passos anteriores, você pode fazer o exame para conseguir a carteira de motorista Classe D.

Com ela você vai poder dirigir sozinho, sem a supervisão de um maior de 21 anos como era exigido com a Permit, mas ainda há algumas RESTRIÇÕES.

Encare como sendo a ÚLTIMA etapa antes de você conseguir a carteira Class C, que provavelmente deve ser a que seus pais tem.

Condições para fazer o Exame de Direção

  • Você tem que ter à partir de 16 anos
  • Tem que ter tido a Permit por, pelo menos, 1 ano e 1 dia (aliás, você terá que entregar a Permit ao DDS para poder fazer o teste)
  • Você não pode ter cometido qualquer infração grave que tenha causado a suspensão da sua Permit.
  • Tem que ter tido um mínimo de 40 horas de prática supervisionada, incluindo 6 horas à noite.

Se tiver com tudo isso OK…

Agende seu Exame Prático

Basta ligar para o Sistema de Reservas: (678) 413-8400, Opção 5 e Opção 1.

Horário para ligação: de 2a a 6a feira, das 7:00am às 12:30pm, e da 01:00pm às 5:15pm.

Você pode fazer um agendamento para qualquer localidade no Estado, com até 120 dias de antecedência.

=>IMPORTANTE: Tenha a sua Permit em mãos quando ligar. Será necessário fornecer o No.

Na Data / Horário marcados, compareça ao local do teste, com os Documentos requeridos

  • Os mesmos que você levou para tirar a Permit (olhe lá em cima, no Passo #1)
  • O certificado do ADAP ou eADAP
  • A Permit

=> ATENÇÃO: Um dos seus pais, guardiões, responsáveis ou instrutor da autoescola, terá que assinar um documento atestando que você realizou as 40 horas de prática de direção (sendo 6 à noite) exigidas.

Pague a Taxa

São $10.00, que lhe dão o direito de fazer o teste desta vez. Se não passar, terá que pagar nova taxa na próxima tentativa. Portanto, NÃO há reembolso.

Sorria para a Foto!

Olha aí a sua chance de tirar uma foto melhor que a da Permit.

Say “Cheese”!

Passe no Exame de Visão (Vision Exam)

Sim, de novo.

Em 1 ano sua visão pode ter sofrido alterações, então terá que fazer o exame novamente. Mas lembra como é rapidinho e simples? Se não, olha um pouco mais de detalhes aqui neste Post “ADULTOS | Como Tirar a Driver’s License nos EUA em 4 Passos“.

Ao acabar e passar no Exame de Vista, você aguarda um pouco.

Quando for chamado, boa sorte! Mas fica tranquilo. Você treinou, vai dar tudo certo.

Seja aprovado no Teste Prático (Road Skills Test)

Os pontos que serão avaliados no seu teste são os mesmos exigidos no Teste dos Adultos.

É bom dar uma olhada com antecedência para você saber o que poderão te pedir para fazer. Confira no Post AQUI.

Foi aprovado?

Aprovado!

Parabéns! Que alegria, mais uma conquista!

Agora você só precisa ter em mente que…

A Driver’s License Class D tem algumas Restrições

  1. Você NÃO pode dirigir entre Meia-Noite e 05:00am
  2. Nos primeiros 6 meses, apenas membros da família poderão estar no carro enquanto você estiver dirigindo
  3. Do 7o ao 12o mês da emissão da carteira, você só poderá levar 1 passageiro menor de 21 anos (que não seja da sua família imediata), enquanto você estiver dirigindo
  4. Depois de 1 ano da emissão, você só poderá levar até 3 passageiros menores de 21 anos (que não sejam da sua família imediata), enquanto você estiver dirigindo

Finalmente, após o tempo necessário, você vai para a última etapa:

Passo #6 – Trocar pela Carteira de Motorista Class C


Quando você fizer 18 anos, você receberá – pelo correio – um cartão lembrando que poderá fazer um upgrade da sua carteira para Classe C e não ter mais as restrições da Classe D.

Se você quiser, pode fazer isso online mesmo, e receberá a nova carteira em até 3 semanas.

Uma última sugestão: muitos lugares para onde vamos dirigindo são novidade para nós, e não sabemos como chegar direito.

Antes nós usávamos um GPS, mas apps como o Google Maps e o Waze melhoraram tanto a qualidade, que passamos a usar nossos celulares mesmo.

Só que dirigir e segurar o aparelho, deixar no colo ou apoiado no painel, são soluções péssimas e até muito perigosas.

Uma das melhores compras que fizemos foi este suporte para o celular.

A base é presa no vidro ou no painel através de sucção:

Clique na Imagem para mais detalhes.

Não marca nem estraga o carro.

E o aparelho fica grudado à esta base via um imã que é colocado entre o celular e a sua capa:

Clique na Imagem para mais detalhes.

Se você não usar capa, pode aplicar o adesivo que também acompanha o imã.

Já tínhamos usado outros suportes, mas ou tínhamos problemas com a fixação, ou com as marcas e manchas que ficavam no painel e no vidro do carro…

Com este não temos mais qualquer problema, é excelente. E quem estiver dirigindo, eu, meu marido ou minha filha, pode se concentrar unicamente na direção.

Eu fico por aqui, desejando toda a sorte do mundo para você neste processo!

Faça tudo direitinho, obedecendo as leis e com responsabilidade. Assim você vai poder aproveitar cada minuto da liberdade que a carteira de motorista vai trazer pra sua vida.

**

Se você tiver gostado destas informações, peço que compartilhe com seus amigos e familiares. Vamos ajudar outros adolescentes que também estejam querendo tirar a Driver’s License.

Se quiser acompanhar cada novidade aqui no site, dá um Like na minha página no Facebook (mais no final da página ou no canto superior direito) e você vai ficar sabendo sempre em primeira mão. Eu vou adorar!

Qualquer dúvida ou experiência diferente da minha, você pode aproveitar para colocar no espaço abaixo, nos Comentários. Terei prazer em continuar este nosso papo.

Abraços,

Assinatura Eliane

Eliane Lima

13 Comments

  1. This is a great resource. I was born in America and never realized the challenge one could have relocating from another country. This site lays out a step by step process which is very easy to follow. Having lived in Georgia for a while, it is good to know all details regarding the benefits and differences between the drivers classes. Especially since in most cases the information is in English and not translated.

    • Hi, Mondez!

      Yes, you’re right, it’s really not easy to relocate from another country. But it does get easier once you have access to the right information as to how you should do things. This is exactly what I’m trying to do with this Website.

      Entire families move to the US without knowing the exact step-by-step to get a driver license and, sometimes, without even knowing that teenagers are also allowed to drive once they fulfill the requirements and pass the tests. Of course, the process for teenagers is a bit different from the grown-ups and that’s why I wrote a separate post for adults: “Adultos | Como tirar a Driver’s License nos EUA em 4 Passos”.

      Another thing that makes foreigners confused is the different set of signs and road rules. You know that even the STOP sign in Brazil is interpreted in a different way?

      If a Brazilian drives in the US the same way he/she drives in Brazil, very soon he/she will get a ticket. That’s for sure! I wrote about the most important differences in traffic on a post called “Passo-a-Passo Sobre Como Dirigir nos Estados Unidos“. You should check it out!

      Thanks for stopping by.

      All the best!

  2. Thank you for sharing this very detailed step-by-step guide, It’s really important for me to plan ahead… I guess I’m not a spontaneous girl I thought I was 🙂

    I just don’t like surprises… especially not bad ones lol

    Thanks again for sharing, wonderful reading

    • I know what you mean.

      Although I like spontaneous I believe planning is key to success. Especially if you’re talking about moving to another country.

      There are so many differences in culture, rules, and processes that you’ll get in trouble if you don’t plan ahead and try and learn the main differences.

      In this Post I talked about the process that a teenager needs to go through to get a driver’s license (“carteira de motorista”, as we say in Portuguese) but there is also the need to learn the different road rules and signs.

      Just as an example of another cultural difference, in Brazil, middle-class teenagers don’t usually work. And here in the US most teenagers do, so they have their own money and responsibilities. I find it amazing to observe and write about all those aspects. So on a post called “20 Top Trabalhos para Adolescentes” I show a list of 20 jobs for teenagers.

      This way I hope can help others.

      All the best!

  3. hey Eliane,

    its a great post ! i know every country has a different rules and levels on their driving permit, but i was surprised that it only cost you 10$ for a test ? its quite alright.. and you have a good idea on taking the pictures .. SMILE ! lol..

    • Hi, Elbert!

      Yes, the fee for the Permit is only $10.00 and after 1 year or so $10.00 to take the Road Skills Test. Not bad at all!
      For adults, the fee is $32.00. There are a few more differences between the two processes (teenagers and adults), as I explained in a quick video I made.

      The complete process for an adult to get their Driver’s License is detailed in my Post “Adultos | Como tirar a Driver’s License nos EUA em 4 Passos“.

      Thanks for stopping by!

      IN PORTUGUESE:

      Oi, Elbert!

      Sim, a taxa para tirar a Permit é só de $10.00 e após aprox. 1 ano, mais $10.00 para fazer o teste prático. Nada mal, mesmo!
      Para adultos, a taxa é de $32.00. Existem algumas outras diferenças entre os dois processos (adolescentes e adultos), como eu expliquei num vídeo rápido que eu fiz.

      O processo completo para um adulto tirar a carteira de motorista está detalhado no meu Post “Adultos | Como tirar a Driver’s License nos EUA em 4 Passos

      Obrigada por passar por aqui!

  4. Wow, you have reminded me of how much work it is to get a drivers license. That is something I definitely take for granted everyday. My son will soon be driving age, so I am really glad I found your article. As you mentioned, each state has some different rules, but the general stuff I think is still the same. Things have certainly changed though since I got my license all those years ago. There were no restrictions on night driving…you just got your license and away you went! You mentioned that most people now have automatic transmissions, which I think is certainly easier to drive. I learned on a manual transmission, and that is just one more thing to have to think about when you are already stressed out about taking a driver’s test. Anyway, thank you for sharing this post about getting a driver’s license. It’s very informative and gives me something to think about as my son nears driving age. That is a very scary thought!

    • haha
      It really is scary for us parents to think about our babies driving “out there”, by themselves…

      But I believe the process here in the US is very well-thought as it’s progressive and allows the teenagers to improve and mature before getting to the next step (permit for 1 year / Class D license until turning 18 / Class C license). It also allows them to improve their knowledge on the different signs and rules.

      Well, good luck with your son’s driving test when the time comes!
      All the best.

      IN PORTUGUESE:

      kkkk
      É realmente assustador, para nós pais, pensar em nossos “bebês” dirigindo por aí, sozinhos…

      Mas eu acredio que o processo aqui nos EUA é muito bem pensado e sendo progressivo, permite que os adolescentes melhorem e amadureçam antes de dar o próximo passo (permit por 1 ano / carteira de motorista Classe D até os 18 anos / habilitação Classe C). Isto também permite que eles aprimorem seus conhecimentos nas diversas sinalizações e regras.

      Bom boa sorte para seu filho no teste de direção, quando chegar a hora!
      Tudo de bom.

  5. Elaine; I can see that you have laid step by step information which should be easy for any one to follow, since not many of us can take surprises. After reading your article I can plan ahead.

    It is very good that even teenagers have the opportunity to follow those four step by step principles to achieve their drivers licenses in readiness to leave school. Cultural differences sometimes or challenging however, it has its advantages and disadvantages.

    Due to this fact it is good for migrants to achieve their drivers licenses during their school years.

    Keep up your good work Elaine.
    DorcasW

    • Hi!

      Thanks for stopping by and taking the time to read this step-by-step.
      Yes, the idea was to make it really simple to anyone interested in getting their Driving Permit. I also wrote a Post specifically for adults as it differs a little from this teenager process.

      Also, thinking about one of the most challenging issues for immigrants (financing a new car) I just wrote a new article giving a precious tip on how to get extremely low rates. It’s worth a read!

      Thanks again for the comment.

      All the best,
      Eliane

      EM PORTUGUÊS:
      Olá!

      Obrigada por passar por aqui e ler este passo-a-passo.

      Sim, a ideia é tornar o processo super simples para qualquer pessoa interessada em obter a Permit (carteira de motorista para adolescentes nos EUA). Eu também escrevi um Post específico para adultos, que varia um pouco em relação ao processo para adolescentes.

      Além disso, pensando em um dos maiores desafios para os imigrantes (financiar um carro novo), eu acabei de escrever um novo artigo dando uma DICA PRECIOSA sobre como conseguir taxas extremamente baixas. Vale a pena a leitura!

      Obrigada novamente pelo comentário.

      Tudo de bom,
      Eliane

  6. My son is 17 and he does not have his drivers license yet. I am making him practice and practice and practice. I don’t want him to have it until I feel comfortable letting him take off on his own. Some say I should let him get it, but driving in a car is something I don’t take lightly. Accidents happen, and I don’t want anything to happen. I want him to have a little experience before he goes off on his own. Great information on the steps for getting the license. It is pretty similar here in Florida, but the fees are somewhat higher :/

  7. I did nor realise that getting a driving licence in the US was that lengthy. And then the conditions you have to fulfil! You wonder how police are going to check those (only family in your car etc.). I am from the Netherlands, would my Dutch driver’s licence be of any value over there? Or do I then have to go through the whole process?

  8. This is very informative. Personally I have never had to use my license outside of the country, just outside of the issuing state.

    I can see where this information would be very helpful to have.

    If I were planning an extended stay in Europe would my US license be valid in Europe?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *