8

LAVANDERIA DE CASA | Dicas para comprar máquina de lavar, secadora e mais!

Tudo sobre Lavanderia

Montar a lavanderia de casa pode não ser tão simples quanto se imagina… Não basta comprar a primeira máquina de lavar, e a secadora mais compacta que aparecerem pela frente!

Bom, pelo menos não é assim que funciona para quem quer um espaço produtivo, funcional e organizado, de forma que as tarefas de lavar, secar e passar não tomem a maior parte do seu dia.

Eu sei que eu tenho coisas muito mais interessantes para fazer. E você também, com certeza!

Por isso, além de sugestões de equipamentos, vamos falar também daqueles receitas de família, aqueles conselhos que passam de geração em geração. Algo como:

“Mãe, derramei vinho tinto na minha blusa branca nova, ontem à noite! Na festa me disseram que não tem solução, e vou ter que jogar a blusa fora…

E a mãe acalma a filha com a solução: colocar leite fervendo sobre a mancha (já seca). Depois de deixar repousar até esfriar, esfregar e enxaguar. Depois é só lavar normalmente.

Voilá! Tudo resolvido, blusa branquinha de novo!

Mas antes de continuarmos, veja a seguir, a lista dos assuntos que vou tratar. Assim, se você estiver com muita pressa, vá direto ao que lhe interessa. Caso contrário, leia todo o artigo. Garanto que valerá a pena!

  • Ao Comprar Máquina de Lavar
  • Tabela Tira-Manchas
  • Ao Comprar Secadora
  • Ao Comprar Ferro de Passar
  • Símbolos de Lavanderia
  • Ao Organizar a Lavanderia

Ao Comprar Máquina de Lavar Roupas


LG Front Load Steam Washer

Quando íamos começar a procurar, definimos antes o que precisávamos:

PORTA: frontal, o que permitiria colocar em cima da secadora, caso necessário.

CARGA: possibilidade de lavar uma grande carga, pois a família é numerosa! (A nossa aceita carga de até 4,5ft3 ou127,4 litros)

Tecnologia de ECONOMIA DE ENERGIA: sim

MARCA: reconhecida de qualidade, evitando manutenções

COR: inox

CICLOS DE LAVAGEM: diversos. Pelo menos o suficiente para lavar peças delicadas, casacos, edredons, brancos, panos em geral, lavagem rápida, limpeza profunda.

PREÇO: em torno de $700.00

Encontramos uma da LG que atende muito mais as nossas necessidades do que inicialmente imaginávamos. Além de se sair bem com as cargas mais pesadas, típicas de uma família de 5, ela também funciona muito bem com pequenas cargas.

Com a nossa máquina no Brasil, nós tínhamos que especificar o nível de água desejado a cada carga. Com esta máquina da LG, logo no início da sua operação, ela mesma detecta o tamanho da carga, e define quanta água será usada.

Só isto já pode representar uma grande economia no final do mês, ou do ano.

Por falar em ECONOMIA, ela usa a tecnologia Inverter (a mesma dos aparelhos de ar condicionado), que garante menos consumo de energia que a convencional.

Como destaque da TECNOLOGIA usada, vou chamar atenção para um ponto: a comunicação entre máquina e operador. É possível programá-la para que você seja avisado, via app no celular, quando a lavagem acabar. Além disso, é pode-se customizar a lavagem desejada (inclusive via app), definindo a temperatura da água, a velocidade de rotação, e o nível de sujeira.

A possibilidade de utilizar Steam (VAPOR) é outro ponto positivo, pois reduz os amassados e, portanto, diminui o tempo necessário para passar o ferro.

Ela é robusta, eficiente, moderna e bonita. Definitivamente, esta foi uma compra muito acertada!

Quando for comprar a sua máquina, sugiro que pesquise as características que você considera importantes (talvez algumas destas que mencionei acima). Se quiser mais detalhes sobre a máquina de lavar que compramos, ou mesmo investigar outras opções, clique AQUI.


Tabela Tira-Manchas

Sabe aquela dica para tirar manchas de vinho tinto que comentei no início? Eu já testei e deu muito certo, e olha que era uma mancha enorme!

Para ver como fazer na prática, assista este vídeo (que fala também como tirar manchas de cerveja).


Como são muitos os tipos de manchas com que nos deparamos no dia-a-dia, decidi criar uma tabela que funciona como guia para a remoção delas.

Eu imprimi uma cópia e coloquei na minha lavanderia. Sempre que preciso, basta consultar!

Fique à vontade para fazer o mesmo. Faça um print da tela e imprima.

Tabela com Dicas para Tirar Manchas

Se tiver alguma dificuldade, pode enviar uma mensagem para mim (eliane@DescobriNaAmerica.com) que ficarei feliz em lhe encaminhar o arquivo por e-mail.


Ao Comprar Secadora


LG DLEX4070V SteamDryer

A vida nos Estados Unidos é muito prática. Quem se muda para cá, logo aprende que quase não se passa roupa. Exceções são as camisas sociais, blusas femininas mais finas, e vestidos.

Isto porque as roupas, se retiradas da secadora logo que o ciclo termine, ficam sem amassados.

Honestamente, o que eu faço é retirá-las da máquina de secar, e pendurá-las em cabides. As que têm que ser dobradas (como shorts, por exemplo), apenas passo a mão para esticar e dobro-as.

Claro que a tecnologia da nossa secadora ajuda, e este foi justamente um dos itens que listamos como desejáveis, antes de iniciarmos nossa busca pela máquina ideal. Chama-se TRUESTEAM TECHNOLOGY.

Outros pontos foram:

– PORTA: frontal, o que permitiria empilhar com a máquina de lavar.

– CARGA: possibilidade de lavar um grande volume, digna de uma família de 5! (A nossa aceita carga de até 7,4ft3 ou 209,5 litros)

– Tecnologia de ECONOMIA DE ENERGIA: sim

– MARCA: reconhecida de qualidade, evitando manutenções

– COR: inox

– CICLOS DE SECAGEM: diversos, incluindo para roupas de algodão, delicadas, pesadas, antibactericida, sanitária, aspecto de passada.

– PREÇO: em torno de $700.00

Quando chegamos nos EUA, ainda não estávamos acostumados a usar secadoras. No calor do Ceará, todas as roupas são secas rapidamente, penduradas em varais e cabides. Então, é natural que no início haja uma curva de aprendizado.

Uma das coisas mais frustrantes, em termos de lavanderia, é ver que as roupas continuam molhadas após o ciclo de secagem… Coisa que pode acontecer quando a máquina não tem um sensor (SENSOR DRY SYSTEM) que verifica o nível de umidade, e ajusta automaticamente o tempo de secagem para garantir que a roupa seja, de fato, totalmente seca.

Outro recurso muito interessante é o STEAM FRESH CYCLE. Vamos dizer que você esteja correndo para se arrumar para uma festa e tenha esquecido de passar a camisa (ou blusa). Enquanto você toma banho, por exemplo, você pode colocar a roupa amassada na secadora, passando por este programa de “refrescamento por vapor”. São 20 minutos em que os amassados são praticamente totalmente eliminados.

A secadora que compramos atendeu estes pontos e muitos mais. Estamos muito satisfeitos com ela.

Quando for comprar a sua máquina, sugiro que pesquise as características que VOCÊ considera importantes (talvez algumas destas que mencionei acima). Se quiser mais detalhes sobre a secadora que compramos, ou mesmo investigar outras opções, clique AQUI.

DICA 1: Lenços Amaciantes trazem um cheirinho de frescor, e ainda ajudam a reduzir os amassados, a estática, e evitam que fios de cabelo e tecidos fiquem presos às peças de roupa. Basta jogar o lenço dentro da secadora antes do início do ciclo.

Bounce Fabric Softener Sheet’s, Outdoor Fresh:

Clique na imagem para mais detalhes.

DICA 2: Uma alternativa aos amaciantes (líquidos ou em lenços), muitas pessoas utilizam as Bolinhas de Secagem (chamadas “Dryer Balls). Em plástico ou em lã, reduzem os amassados, a estática, e os fios presos às roupas. São reutilizáveis. A versão em lã tem o apelo “ecologicamente correto”. Além disso, prometem reduzir o consumo de energia em até 25% por reduzirem o tempo de secagem.

Wool Dryer Balls – Pack of 6:

Para mais detalhes, clique na imagem.


Ao Comprar Ferro de Passar

É verdade que o ferro de passar é bem menos utilizado por aqui. Ainda assim, é importante ter um em casa para necessidades específicas, como passar as camisas sociais ou blusas finas (no caso de você não utilizar uma lavanderia).

Mesmo sendo um item relativamente barato, é importante escolher com cuidado. Há os que são muito pesados, grandes demais, ou que grudam com facilidade.

Alguns aspectos que você deve considerar: o sistema de vapor (quantidade liberada durante a operação), disponibilidade de desligamento automático de segurança, algum tipo de prevenção contra vazamento da água, recurso para a base não grudar nas roupas.

Nós escolhemos um da Black + Decker, por ser uma marca já conhecida, de alta qualidade. E está nos atendendo muito bem. Se quiser ver qual foi a nossa escolha, ou se desejar pesquisar outras opções, clique AQUI.

E a Tábua de Passar?

Passar o ferro em cima de uma tábua instável, que fica balançando a cada movimento, ou que seja muito estreita, são desafios típicos de quem compra por impulso.

Para não se arrepender da compra, pesquise o tamanho (principalmente a largura), a estabilidade da estrutura, a facilidade de abrir e fechar, o apoio para o ferro, além da possibilidade de ajustar a altura, e a grossura da capa da tábua.

Veja um exemplo do que estou falando, clicando AQUI.

Para quem mora em ambientes com menos espaço, há possibilidade de comprar uma tábua sem os pés. Com uma base para apoio sobre uma mesa, a economia de espaço é grande.

Veja esta opção:

Clique na foto para mais detalhes.

DICA 3: Para manter a lavanderia organizada, use um suporte para o ferro, a tábua e outros acessórios como pregadores ou sprays antiestática. Olhe este exemplo:

Para mais detalhes, clique na imagem ou AQUI.


Símbolos de Lavanderia

Saber o significado dos símbolos utilizados nas etiquetas de roupas, pode não ser tarefa fácil.

Por outro lado, o erro ao colocar uma roupa para secar em alta temperatura, pode render um “belo” de um prejuízo.

Pensando em evitar estas situações, elaborei uma tabelinha. E à exemplo da tabela com dicas para tirar manchas (mais acima) se você quiser imprimi-la e deixá-la na sua lavanderia, fique à vontade.

Fiz isto e tem me ajudado muito!

Símbolos utilizados em etiquetas de roupas


Ao Organizar a Lavanderia

Assista agora este vídeo, feito por uma organizadora profissional, com dicas simples para organizar sua lavanderia:


Ela mencionou alguns produtos, que eu vou listar aqui embaixo para facilitar.

Caso você tenha ficado interessado em adquirir, ou pesquisar mais à respeito, clique sobre os links:

* Vasilha de Vidro para Detergente (Glass Canister)

* Recipiente de Bebidas para Detergente Líquido (Beverage Dispenser)

* Cesto de plástico para as Roupas de Cada Pessoa (Laundry Basket)

* Recipiente de Acrílico para Pequenos Itens (Acrylic Container)

* Caneta Tira-Manchas (Stain Pen)

* Porta-Produtos de Limpeza com rotação (Turntable Organizer)


Nossa, eu adorei escrever este artigo!

Primeiro porque pude passar um pouco da minha experiência ao comprar as máquinas de lavar, secar e outros itens.

Mas também porque, na pesquisa que fiz, acabei aprendendo algumas outras dicas preciosas. Os porta-produtos de limpeza são um exemplo. Adorei a ideia! 🙂

E você, tem alguma sugestão para organização e praticidade da lavanderia de casa? Conta pra gente no espaço para Comentários, mais abaixo.

Vou adorar saber.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com um amigo e curta a minha página do Facebook (indicação mais abaixo ou no canto superior direito). Assim você vai ficar sabendo assim que eu postar novidades.

Um abraço e até breve!

Assinatura Eliane

 

 

 

Eliane Lima

8 Comments

    • Que bom que gostou, Andréa!

      Agora que estou mais envolvida com as atividades domésticas -depois da mudança pros EUA-, estou focando em tudo o que possa facilitar esta rotina. Assim, sobra mais tempo pra família, negócios e lazer, né?! 🙂

      Beijos e obrigada pela visita!

  1. Elian; Thanks for your helpful advice on buying a washer that is good enough to satisfy one’s laundry’s demand.

    I have used LG brand in other product, but never came across a LG washer. I will have to look out for the LG brand the next time that I need to buy a washer.

    Because I have proven LG products to be very lasting, cost effective and durable.

    Everything that you mention in your post so far. I found them necessary for a housewife to have.

    Do keep up your good work
    Cheers!
    DorcasW

    • Hi, Dorcas W!

      I’m glad you’ve had a good experience with LG products. The same with me. 🙂

      I believe we can make life a lot easier (and more fun!) if we make great choices. And that goes for every aspect of life, from laundry rooms to business decisions.

      I’m just trying to help anyone who feels the same way.

      Thanks for stopping by and all the best!
      Eliane

      EM PORTUGUÊS:
      Olá, Dorcas W!

      Fico feliz que você tenha tido boas experiências com produtos da LG. O mesmo acontece comigo! 🙂

      Eu acredito que nós podemos tornar a vida muito mais simples (e mais divertida!) se tomarmos as decisões certas. E isto vale para todos os aspectos da vida, de lavanderias à decisões de negócio.

      Eu apenas tento ajudar aqueles que pensam da mesma forma.

      Obrigada por passar por aqui. Tudo de bom!
      Eliane

  2. Hi Eliane, I just saw your website now and wished I had seen this post before buying my washer yesterday. I bought a Samsung and have not put it to test yet .I needed one that will take up a lot of clothes because we are a family of five and there are always a lot of laundry to do. My children devise ways to keep me busy and like you said we mothers have to look for solutions and equipment that will make the house work less stressful.

    • Hi, Stella!

      Large families are lots of fun. I love having three kids but I also realize that the most organized I am, the most time I’ll have to enjoy their company and have fun together.

      In order to do that, there’s nothing more efficient than learning from other people’s experiences. And that’s why I like giving (and learning) tips about our day-to-day lives, especially in America – since I moved here from Brazil.

      In this post, I talked about the laundry room, suggestions on washer e dryers, a guide on laundry symbols and tips on how to take stains from clothing, besides organization. You might also want to check my suggestions on kitchenware HERE.

      Thanks for stopping by and good luck with your new washer!
      Eliane

      EM PORTUGUÊS:
      Oi, Stella!

      Famílias grandes são muito divertidas. Eu adoro ter três filhos, mas eu logo percebi que o quão mais organizada eu for, mais tempo terei para ficar na companhia deles, me divertindo junto.

      Para isso, não há nada mais eficiente que aprender com as experiências dos outros. E é por isso que eu gosto de dar (e receber) dicas sobre o dia-a-dia, especialmente nos EUA – para onde me mudei, vindo do Brasil.

      Neste post, falei sobre a lavanderia de casa, sugestão de máquina de lavar e secadora, guia para entender os símbolos de lavagem, secagem, dicas de como tirar manchas de roupas e organização. Você pode também se interessar em ver minhas sugestões em utensílios para a cozinha AQUI.

      Obrigada por passar por aqui, e boa sorte com a nova máquina de lavar!
      Eliane

  3. Em matéria de lavadoras, tenho uma brastemp que é secadora também. Ganhamos de presente de casamento, então não sei se é muito cara, mas é compacta para o tanto de roupas que cabe (10kg pra lavar roupa e 5kg pra secar roupa) A garantia da máquina-de-lavar também é excelente, 10 anos.

    O mais legal é que ela toca diferentes musiquinhas…. pensando bem, com o tempo passei a não gostar muito da musiquinha que ela toca porque significa que chegou a hora de pendurar a roupa… Não uso muito a função de secagem porque consome muita energia e aqui em Floripa as roupas secam super rápido. Já pensou uma máquina que lava, seca e passa? Eu compraria com certeza!!!

    • Oi, André!

      Se eu ainda morasse no Brasil, definitivamente iria querer comprar uma máquina que lava, seca e passa. E, tenho certeza, seria um sucesso absoluto!
      Agora, aqui nos EUA, a necessidade de passar roupas é muito mais reduzida. Só passamos basicamente camisas sociais, blusas mais finas e vestidos. A nossa secadora de roupas da LG (LG DLEX4070V SteamDryer) tem uma função chamada EASY IRON. Ela usa vapor de água no ciclo e o resultado é simplesmente fantástico! Basta estender a roupa, passar a mão e dobrar (ou pendurar num cabide).

      Vida simplificada pela tecnologia. Como não gostar? Este mesmo pensamento de simplificar as tarefas de casa é aplicado nos aparelhos usados nos quartos, cozinha, e em toda a casa. Adoro porque traz qualidade de vida!

      Obrigada pelo comentário e até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *